sábado, 10 de julho de 2010

Desafios e Superações

Momento Desafiador

“Pra eu me formar foi difícil, porque eu tinha que sair daqui com 11 anos pra ir em Rio de Contas estudar. Morei lá durante seis anos numa casa de família. Eu trabalhava durante o dia como empregada doméstica na casa de um senhor e estudava durante a noite. Nos meus dois últimos anos do ensino médio que eu comecei a ir e voltar todos os dias, de lá pra cá (do quilombo para Rio de Contas), caminhava muito, era um horror...
Mas consegui me formar, e depois fiz o concurso da Prefeitura. Passei no concurso graças a Deus, e comecei a trabalhar na área de saúde numa comunidade longe. Eu andava 23 km, um gelo, era sofrido, eu ia ficava lá a semana e voltava na sexta-feira. Quando apareceu outro concurso em 2001 para professora, fiz e consegui passar, momento em que comecei e trabalhar aqui na comunidade... Mas depois de muito tempo! Até hoje estou aqui. Casei, tenho outro filho e não penso em sair daqui.
Adoro minha profissão, meu sonho! Quando eu era agente na área de saúde, trabalhava por necessidade, porque não tinha outra opção. Mas trabalhar com criança, ainda mais na educação infantil, é o que eu mais queria, é minha paixão. Eu fiz normal superior, terminei ano passado, e eu pretendo com fé em Deus fazer faculdade de pedagogia um dia. Meu sonho! Meu sonho! Com fé em Deus!”, conta sua história de vida, a professora Sandra. Própria de uma suavidade, raramente já vista, a quilombola é cheia de vida nas palavras, carregadas de uma experiência vivida por muita luta e amor.


Nenhum comentário: